James Joyce diria o mesmo hoje porque a tradição repete-se

Qual é a diferença entre um pedreiro bom e honesto e um taverneiro? Por acaso o operário não tem o direito de estar na corporação como qualquer outra pessoa – e com certeza muito mais direito do que aqueles arrivistas que estão sempre de chapéu na mão quando encontram alguém com um título interessante?  Os operários levam um monte de patadas por uns reles trocados. Mas é a classe operária que produz tudo. Os operários não procuram cargos gordos para os filhos, sobrinhos e primos. James Joyce in Dublinners

 

As palavras de James Joyce são do início do século XX e referem-se a Dublin mas nunca foram tão atuais como hoje.

As palavras de James Joyce são do início do século XX e referem-se a Dublin mas nunca foram tão atuais como hoje.

JAMES AUGUSTINE ALOYSIUS JOYCE nasceu em 2 de fevereiro de 1882 em Dublin, e era o mais velho de dez irmãos. Foi educado por jesuítas no Clongowes Wood College e posteriormente no Belvedere College. Diplomado em Letras pela Universidade de Dublin, foi para Paris com o objetivo de estudar medicina, mas voltou para a Irlanda em 1903 em função do adoecimento e a da posterior morte da mãe. Um ano depois conheceu Nora Barnacle, com quem se casou e teve dois filhos.
O casal mudou-se para Trieste, na Itália, onde Joyce publicou artigos em jornais locais. Em 1914, com a ajuda de Ezra Pound, iniciou a publicação seriada de Retrato do artista quando jovem numa revista londrina, no mesmo ano em que publicou Dublinners.
A Primeira Guerra fez com que a família se mudasse para Zurique, onde Joyce continuou a escrever Ulisses, o livro no qual trabalhava desde 1907. Após a guerra, o escritor mudou-se com a família para Paris, onde permaneceu durante vinte anos. A publicação em fascículos de Ulisses na revista americana The Little Review foi interrompida em 1920, quando o livro foi banido por obscenidade. Com a ajuda de Sylvia Beach, dona da célebre livraria Shakespeare & Co., a obra foi finalmente publicada em 1922. Nos dezoito episódios do romance, Joyce
imortalizou o dia 16 de junho de 1904 – o Bloomsday, comemorado no mundo inteiro. Com este livro, inovou também ao inaugurar a técnica do monólogo interior na literatura ocidental.
Nos anos 30, conheceu Paul Léon, um imigrante judeu russo que foi peça-chave na sua vida, tendo especial participação no acompanhamento do seu último livro, Finnegans Wake, e na preservação dos seus manuscritos durante a Segunda Guerra Mundial. Publicado em 1939, o romance revolucionou a concepção da narrativa moderna.
Joyce morreu em 13 de j aneiro de 1941, em Zurique.